Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis




Sociologia Independente
 


O filho de Eike e o brasileiro eletrocutado - erros em ações policiais

 

5 anos de Sociologia Independente. Obrigado a todos os amigos e amigas, caros leitores que já acessaram essa página deixando ou não comentários.

Venho fazendo comentários nas diversas reportagens da Folha de São Paulo on line e anexando matérias no Facebook e menos textos nesse blog que criei em 2007. Estar escrevendo por 5 anos de maneira independente, sem conseguir tirar sustento desse exercício, faz-me honestamente repensar a validade desse esforço. Num próximo segundo vem a resposta, sim, vale a pena postar um raciocínio livre mesmo que um único amigo, tão apaixonado como eu pela liberdade de expressão, acesse essa página e me diga: Fabão, eu leio seus textos.

Fico contente também, naquele exercício de ler os comentários de internautas na Folha on line e com eles interagir, que muita gente está se expressando com maior liberdade contra a opressão dos políticos desonestos, contra um sistema policial corrupto e violento, contra influentes empresários dos diversos meios que enriquecem ilicitamente e pouco temem as garras da justiça, contra as discriminações por raça, credo, opção sexual.

O blog Sociologia Independente segue vivo, mesmo sem meu respeito a periodicidade e sem um moderno layout.

Dois acontecimentos nessa semana norteiam minha imaginação. A morte do brasileiro Roberto Curti na Austrália e do ciclista atropelado pelo filho de Eike Batista. A coincidência em ambos os fatos que abordo é a ineficiência da operação policial.

Roberto foi morto após ter sido eletrocutado por agentes da polícia australiana na tentativa de prendê-lo. Teve uma parada cardio-respiratória e não resistiu ainda quando deitado na calçada. Agentes foram acionados para atender a ocorrência do furto de um pacote de biscoitos numa loja de conveniência em Sidney. Roberto resistiu à prisão, correu. Suspeitas foram levantadas e mesmo que ele tenha furtado ou não o pacote de biscoitos, que tenha desobedecido à ordem de parar, que estivesse drogado ou não, que estivesse vivendo naquele país ilegalmente ou não, houve excesso e portanto erro da equipe policial que preferiu o uso do aparelho de choque chamado Taser ao invés de aplicarem técnicas de artes marciais para imobilizar o brasileiro, uma vez que são treinados para isso. Preferiram o meio mais prático, usar o aparelho, e ignoraram o risco pequeno de cerca de 3% de sérias lesões ou de óbito provocados pelo Taser. Mataram um rapaz de 21 anos numa ação truculenta em que poderiam optar por outra técnica sem comprometer suas próprias integridades. Não estamos aqui tratando de um suspeito que apresentasse alta periculosidade.

No caso do ciclista Wanderson atropelado e morto pelo filho Thor do bilionário empresário Eike Batista, errou a Polícia Rodoviária quando prontamente liberou que a Mercedez McLaren fosse retirada do local, sem perícia feita, a pedido do advogado da familia Batista. Não hesito em suspeitar que alguns policiais ganharam uma razoável propina pela ocasião. Com a prova contaminada, fica a palavra do vivo contra o silêncio do morto, a versão de que o ciclista cruzou repentinamente o caminho da Mercedez e não de que o motorista invadiu o acostamento como muito se acredita. Uma comparação entre a forma como o ciclista habitualmente trafegava por ali e o histórico de motorista irresponsável mais o estrago feito no veículo e a desfiguração do corpo da vítima, crê-se que no mínimo dirigia-se em alta velocidade e portanto imprudentemente.

Os dois casos ainda estão fervendo na mídia e novos desdobramentos deverão surgir em breve, até serem sobrepostos por novos crimes. Convido os caros leitores que acessarem essa página a postar críticas e comentários. Sejam livres para aqui se expressarem.

E podem me incluir como um sociólogo defensor dos direitos humanos, mesmo que assim alguns o façam pejorativamente.

Abraços e obrigado!

 

Fabio Morato

6531

 

 

 

 

 



Escrito por farelomartinez às 03h43
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ Ver arquivos anteriores ]